O técnico em alimentos é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Promove a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a compra e a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Auxilia na implantação de sistema de garantia de qualidade e segurança em organizações da área de alimentos. Realiza trabalho em equipe, assumindo papéis de liderança e tomada de decisões. Busca atualização e ampliação dos seus conhecimentos em linguagens, capacidade de comunicação oral e escrita. Articula com iniciativa e capacidade de adaptação a novos ambientes e situações. Exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social.
O Curso de TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO tem como objetivo capacitar o aluno para:
• oferecer oportunidade de escolarização e profissionalização, além de buscar o desenvolvimento de valores e atitudes para o exercício da cidadania;
• participar de pesquisas para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos e processos;
• acompanhar pré-processo e processo de alimentos e assegurar condições operacionais de produção;
• executar inspeções sanitárias nas indústrias de alimentos com o objetivo de produzir um alimento seguro;
• elaborar e executar procedimentos operacionais na produção e no controle de qualidade de acordo com as Boas Práticas;
• respeitar normas e princípios éticos do exercício profissional que regem o profissional da área;
• elaborar comunicados e documentos técnicos.
Eixo tecnológico: Produção alimentícia
Mercado de trabalho: indústrias de alimentos, bebidas e unidades agroindustriais; entrepostos de armazenamento, beneficiamento e distribuição; laboratórios, instituições de ensino, pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; indústria de insumos para processos e produtos; indústrias de ração animal, estações de tratamento de água e resíduos, restaurantes comerciais, padarias, rotisserie, delicatessen, cozinhas industriais, experimentais, hoteleiras e hospitalares; empresas do ramo alimentício e de bebidas em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos.
Duração: 3 Anos
Período: Manha e Tarde
Engenheira de Alimentos